Mais democracia é sempre bom

15/03/2015 12:29

Não vou dizer que este 15 de março de 2015 é um dia de vergonha nacional. Ao contrário, talvez esteja sendo mais um momento importante na história do País, como foram os dias de junho de 2013. Afinal, tantas pessoas nas ruas das grandes cidades significa que é possível mobilizar as massas em torno de... Em torno do quê, mesmo?

 

Este é o problema. Se na última sexta-feira, 13, milhares de pessoas fizeram passeatas em defesa da Petrobras e das conquistas sociais, contra a corrupção e pela manutenção da nossa soberania, essas que protestam neste domingo empunham bandeiras diversas e divergentes. Há até mesmo quem grite pela volta dos militares ao poder. Ou seja, pela reinstalação da ditadura.

 

No final, porém, tudo isso é muito bom. Mostra que a sociedade está viva e que os governos têm, cada vez mais, de praticar a transparência. Passada a catarse, chegada a segunda-feira, o sentimento será de orgulho de ter participado de alguma coisa. Mas, do quê, mesmo?

 

Bom, cada um terá suas histórias e seus motivos. Alguns serão mais nobres e generosos, outros mais obtusos e egoístas. Paciência, em cada cabeça há uma sentença. E a vida seguirá, porque isto é o que chamam de democracia e o Brasil não é mais o quintal do capitalismo.